SPAGHETTI ALLA CARBONARA

Por Sylvio Ranzuny

Por Silvio Ranzuny 29/04/2021 - 22:53 hs

Olá pessoal, meu nome é Silvio Ranzuny. Sou um apaixonado pela gastronomia!

E antes de falarmos diretamente do prato de hoje, gostaria de contar de como entrei no mundo gastronômico.

Há 25 anos, mais jovem que hoje, me alistei na Força Aérea Brasileira - especificamente na Base Aérea de Salvador/BA. Ao entrar, não tinha muito conhecimento para as vagas disponíveis e acabei indo tentar a sorte na cozinha da FAB. Lá aprendi muitas coisas, fiz grandes amigos, me apaixonei pelo ambiente da cozinha e, desde então, não consegui mais deixar de cozinhar. 

Gosto da cozinha prática e fácil. Coisas do dia a dia. Por isso, resolvi começar a escrever minhas receitas de forma simples para que meus amigos pudessem replicar em suas casas.

Acredito que a gastronomia é uma terapia maravilhosa, onde podemos brincar com a alquimia dos sabores e agradar as pessoas através da criatividade e do paladar.

O meu intuito aqui é levar para vocês receitas fáceis que os incentivem a cozinhar de maneira prática e prazerosa em suas casas. Pois esse é o meu sentimento quando estou na cozinha: prazer!

Quero agradecer ao convite que recebi para participar dessa página contribuindo com um pouco da minha experiência na cozinha.

Hoje vamos de receita tradicional italiana super fácil de fazer.


SPAGHETTI ALLA CARBONARA



INGREDIENTES

200 g espaguete (ou outra massa longa de grano duro)

½ xícara (chá) de bacon em cubos (75 g)

¼ de xícara (chá) de vinho branco

2 ovos

2 gemas

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


MODO DE PREPARO

Leve uma panela média com 2 litros de água ao fogo alto. Quando ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal, junte o macarrão e misture. Deixe cozinhar, pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente.

Enquanto o macarrão cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela (lembre-se: são 2 ovos inteiros e 2 gemas; você pode reservar as claras na geladeira por dois dias ou, melhor ainda, congelar para usar depois). Junte o queijo parmesão ralado e bata bem com um garfo para misturar.

Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, doure o bacon por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Diminua o fogo, regue o vinho branco, com cuidado para não espirrar, misture bem e desligue o fogo.

Assim que o macarrão estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento. 

Agora você vai precisar fazer tudo bem rapidinho: escorra a água, transfira o macarrão para a frigideira com o bacon quente, junte os ovos e misture bem – a ideia é que o calor da massa cozinhe os ovos, formando um creme. Volte a frigideira ao fogo bem baixinho e vá adicionando a água do cozimento reservada aos poucos, mexendo com uma espátula por alguns minutinhos até formar um molho espesso. Cuidado para não cozinhar demais os ovos. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto.


Então é isso. Espero que gostem
Até mais.